O dentista moderno ampliou sua visão. Hoje ele trata não só dos dentes, mas dos lábios, da boca e do rosto também. Dentes bonitos e saudáveis já fazem uma enorme diferença no rosto de quem busca melhorar a aparência. Mas não é só a beleza, o rejuvenescimento também pode ser alcançado com os tratamentos odontológicos, como por exemplo o preenchimento com ácido hialurônico.

O ácido hialurônico é considerado uma substância orgânica por ser um componente natural de várias células do corpo humano – especificamente daquelas associadas com a síntese de colágeno. Por conta disso é muito seguro quando aplicado em procedimentos estéticos e odontológicos. O uso do ácido hialurônico por dentistas em âmbito odontológico, ou seja, em tratamentos da cavidade bucal e da face, foi autorizado em 2014 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Desde então, essa substância vem sendo utilizada como opção de tratamento minimamente invasivo para estimular a produção de colágeno e atenuar leves desequilíbrios na mandíbula ou nos lábios. Ela também é usada para preencher determinadas áreas da face que estão direta ou indiretamente associadas ao funcionalismo ou estética odontológica.

Os dentistas possuem o aval para preencher determinadas áreas da face com ácido hialurônico, sobretudo aquelas que afetam estética e funcionalmente o paciente. Isso se justifica principalmente pelo alto conhecimento anatômico do dentista a respeito de toda essa região e o torna um dos melhores profissionais para atuar com essa técnica.

A administração dessa substância tem como objetivo principal promover o rejuvenescimento das regiões faciais afetadas pela perda de colágeno e hidratação inclusive as extensões da mandíbula e queixo, que em muitos pacientes necessitam ser delineadas para recuperar os ângulos mais bonitos do rosto. Mas essa intervenção estética é feita somente após um estudo de características como forma, tamanho e comprimento de toda a região malar e a face, tendo em vista que a finalidade primordial do procedimento é harmonizar os traços que compõem o rosto.

Também é feita uma análise clínica do perfil mole da face, ou seja, um diagnóstico dos tecidos com matriz extracelular rica em fibras de colágeno e elastina. Esse processo visa identificar as áreas com maior eficiência produtiva dessa substância e descobrir quais áreas precisam de estímulos para maior produção de colágeno.

Está precisando de uma avaliação?

Entre em contato com a Ville Saúde Odontologia Especializada e marque uma consulta. Vamos cuidar da melhor maneira possível de você e da sua boca.

O ácido hialurônico também é utilizado para o tratamento de biomodelação labial. Um procedimento realizado para corrigir a perda de volume nos lábios e devolver o seu contorno a partir de aplicações do ácido em pontos específicos do lábio. É uma alternativa indicada especialmente para pacientes com lábios que se afinam em decorrência da idade, da genética ou do hábito de fumar, por exemplo.

Outro tratamento com injeções de ácido hialurônico é a atenuação de rugas e sulcos. Com a aplicação da substância, é possível eliminar o famoso bigode chinês – marca de expressão que atinge as proximidades do nariz, chegando até o canto da boca. Da mesma maneira, pode ser usado para suavizar rugas de marionete – marcas que se formam entre os cantos da boca e o queixo – e rugas tipo código de barras – que incidem de forma perpendicular aos lábios originando um aspecto flácido na parte superior.

Embora esses problemas sejam comumente provocados pelo excesso de expressões faciais ao longo dos anos, eles também podem surgir devido a características hereditárias ou pela força da gravidade sobre os tecidos da maçã do rosto. Muitas pessoas se incomodam com essas marcas e é aí que o ácido hialurônico entra.

As injeções de ácido hialurônico são aplicadas após uma anestesia local, o que torna o procedimento completamente indolor. Nos locais onde haverá as aplicações, podem ocorrer leves edemas e inchaços que desaparecem, geralmente, em até 24 horas. Mas, na maioria dos casos, o paciente poderá retornar normalmente para as suas atividades de rotina, basta seguir as recomendações prescritas pelo dentista.

O ácido hialurônico é um preenchimento não definitivo e é completamente absorvido pelo organismo em um período entre 6 e 8 meses. Para efeitos da aplicação em longo prazo, é necessário que sejam feitas manutenções semestrais ou anuais, conforme indicação do dentista. A dosagem aplicada é compatível de acordo com as necessidades de cada paciente.

Mas como qualquer procedimento, o ácido também tem algumas contra-indicações. Pessoas com infecção ativa de pele, gestação ou amamentando devem evitar as aplicações. Se estiver fazendo algum outro procedimento estético, como peeling, é recomendado aguardar toda a recuperação da pele, para depois realizar o preenchimento com o ácido. Ele também não é indicado para pessoas que já tiveram queloides ou algum tipo de doença de pele aguda ou crônica ou algum problema de cicatrização.

A Ville Saúde Odontologia Especializada conta com tratamentos especiais com ácido hialurônico. Todos os benefícios alcançados por meio da aplicação do ácido hialurônico estão diretamente associados ao conhecimento a com a experiência do profissional da área, que deve ser devidamente habilitado para administrá-lo.  Aqui, na Ville Saúde, contamos com profissionais prontos para te atender da melhor forma possível. Ficou interessado no preenchimento com ácido hialurônico? Marque uma avaliação pelo telefone (47) 3264-7363. Analisaremos o seu caso e daremos todas as orientações para você chegar de forma saudável ao sorriso e rosto perfeitos.