A toxina botulínica possui vários nomes comerciais. O Botox é o mais famoso deles, isso porque é o mais estudado no mundo. Ele é usado por pessoas que querem driblar a flacidez e rugas,que são sinais da idade. Mas se engana quem acha que o Botox só tem essa finalidade. Essa substância, dentre inúmeros outros usos, pode ser usada também para resolver ou atenuar problemas bucais. O uso fácil e seguro faz com que, cada vez mais, os dentista busquem essa toxina para solucionar os problemas dos seus pacientes.

O Botox é produzido pela bactéria Clostridium Botulinum e provoca o que chamamos de denervação muscular – que nada mais é que o relaxamento do músculo – através da inibição do neurotransmissor acetilcolina na junção neuromuscular. Alguns dias depois da aplicação, o músculo vai apresentar um relaxamento temporário, diminuindo a sua força de contração. Ou seja, a substância impede que a musculatura se contraia.

Os benefícios do Botox para pacientes odontológicos são vários. Eles ajudam na melhora na qualidade de vida e humor, no caso de melhoras de dores e de aparência. Por exemplo, ajudam pessoas que sofrem com bruxismo, briquismo, sorriso gengival, dores orofaciais de origem muscular, depressão da comissura labial (canto da boca), queixo em casca de laranja, sorrisos assimétricos ou tortos, fechamento labial de forma passiva, linhas de marionete, melhora do sulco nasogeniano (bigode chinês) e podem resolver também problemas de assimetria facial.

Após a aplicação do Botox, você irá começar a ver os resultados por volta do terceiro dia e um resultado completo ao décimo quinto dia. Ela vai diminuindo de efetividade aos poucos, durando em média de quatro a seis meses. O profissional especializado é quem poderá determinar quando será feita uma nova aplicação, mas em geral tem que haver um intervalo de no mínimo três meses. O Botox é seguro mesmo usado de forma repetida, mas é importante observar as normas e técnicas de aplicação.

Está precisando de uma avaliação?

Entre em contato com a Ville Saúde Odontologia Especializada e marque uma consulta. Vamos cuidar da melhor maneira possível de você e da sua boca.

Antes do procedimento, a pele é preparada com anestésico no local, normalmente em forma de pomada.  Após, não é necessidade de afastamento das atividades diárias, mas é recomendado que evite fazer atividades físicas, dormir somente após 4 horas depois da aplicação, não realizar massagens e sempre realizar duas semanas antes, caso você tenha algum evento social importante, pois as áreas que recebem o Botox podem ficar um pouco inchadas, mas em aproximadamente 10 dias os edemas e possíveis hematomas regridem.

Como qualquer procedimento, há algumas contraindicações. Não é indicado a aplicação do Botox em gestantes, lactantes, pessoas com alergias a essas substâncias, pessoas que consomem alguns tipos de medicação, pessoas com distúrbios de coagulação, com insuficiência renal ou hepática, processos infecciosos e doenças autoimunes. É importante, sempre, fazer uma avaliação com um dentista especializado para saber se você está apto para a realização do preenchimento de Botox.

Os benefícios mostram que a toxina botulínica contribui tanto de forma terapêutica quanto estética. Ela veio para complementar os procedimentos estéticos e funcionais da odontologia. O procedimento é simples, seguro e efetivo, quando feito por um dentista especializado e qualificado. Aqui na Ville Saúde Odontologia Especializada contamos com profissionais prontos para te atender da melhor forma possível. Ficou interessado no preenchimento de Botox? Marque uma avaliação pelo telefone (47) 3264-7363. Analisaremos o seu caso e daremos todas as orientações para você chegar de forma saudável ao sorriso perfeito.