Você acorda com dores de dente ou/e dor de cabeça? Talvez seja a hora de marcar uma consulta com um dentista. Esses são alguns dos sintomas do bruxismo, que é caracterizado pelo ato de ranger e apertar os dentes de forma involuntária. O problema é bem comum e atinge pessoas de diferentes idades. Apesar de surgir também de dia, é dormindo que o problema é mais intenso, por isso as dores de cabeça e no maxilar são comuns depois de acordar.

A dor de cabeça é o sintoma mais comum, porém também pode haver dor na musculatura ao abrir a boca, dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço e na mandíbula e alterações do sono. O bruxismo provoca o desgaste e amolecimento dos dentes, dor na musculatura ao abrir e fechar a boca e hipertrofia dos músculos. Podem ocorrer também problemas mais sérios, como nos ossos, na gengiva, na articulação da mandíbula e doenças periodontal.

As causas do ranger de dentes involuntário são diversas. Possivelmente, ele pode estar ligado a fatores genéticos, a fatores emocionais, como momentos de maior estresse e ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca, por exemplo. A intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra.

Há muitos métodos que aliviam os sintomas do bruxismo, mas o importante mesmo é identificar o que está causando o problema. O cansaço físico ou pressão no trabalho são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do bruxismo. Para tratar os primeiros sintomas, as placas interoclusais são as mais conhecidas. As placas interoclusais são aparelhos que servem para estabilizar e melhorar a função das articulações da boca. Em casos mais graves, é importante unir o trabalho do dentista com outros profissionais, como psicólogos e terapeutas.

Está precisando de uma avaliação?

Entre em contato com a Ville Saúde Odontologia Especializada e marque uma consulta. Vamos cuidar da melhor maneira possível de você e da sua boca.

Há também formas de prevenir e evitar o bruxismo. O principal é fugir das tensões do dia a dia. Procurar profissionais especializados, visitar o dentista rotineiramente, praticar atividades físicas regulares, ter uma alimentação balanceada e levar uma vida sem exageros podem colaborar também.

É importante descobrir o problema e tratar o quanto antes. Consultas periódicas ao dentista são necessárias, pois ele pode identificar o problema, já que por ser mais frequente durante o sono noturno, é difícil para o paciente perceber que está tendo bruxismo. E lembre-se: entender os alertas do corpo para procurar ajuda faz a diferença, mas apenas o dentista pode dar um diagnóstico completo.

Está precisando de uma avaliação? Entre em contato com a Ville Saúde Odontologia Especializada e marque uma consulta. Vamos cuidar da melhor maneira possível de você e da sua boca.