Fazer o clareamento a laser ou com moldeiras tem o mesmo objetivo: livrar-se do incômodo sorriso amarelado. Ambos os métodos são seguros e algumas vezes são empregados em conjunto. Independente do caso, devem ser realizados com acompanhamento odontológico.

No entanto, há diferenças entre eles. Escolher entre o clareamento a laser ou o caseiro, com moldeiras, vai depender do seu estilo de vida e do seu objetivo. Vamos explorar detalhes de cada formato a fim de ajudá-lo a decidir qual o melhor para você.

Clareamento a laser: principais características

O laser é uma importante tecnologia médica que auxilia em diversos procedimentos, incluindo o clareamento dental. O clareamento a laser é geralmente mais indicado para pacientes com maior sensibilidade nos dentes.

O mesmo gel utilizado no clareamento caseiro é usado no clareamento a laser. A diferença é que o principal ativo do produto, que é o peróxido de hidrogênio, conta com maior concentração no clareamento a laser se comparado ao uso de moldeiras.

O clareamento é resultado da ação do gel aliado ao laser, que funciona como um potencializador do processo. Quando o paciente sente muitas dores, qualquer outro método de clareamento é inviável.

A sessão de clareamento a laser costuma ser rápida, com duração média de uma hora. Não é necessária a aplicação de anestesia nem causa dor alguma ao paciente. Geralmente, são indicadas duas sessões de clareamento a laser num intervalo de uma semana entre elas.

Clareamento caseiro: principais características

Há algum tempo, o clareamento com moldeiras contava com alguma rejeição. Isso porque o gel empregado era o peróxido de carbamida, que exigia do paciente passar muitas horas com a moldeira, confeccionada de maneira personalizada conforme a arcada dentária do paciente.

No entanto, esse tempo foi bastante reduzido. O paciente continua tendo que usar a moldeira diariamente, porém, a recomendação é de 30 minutos a uma hora por dia. Isso equivale a um episódio de seriado ou mesmo novela.

A substância é a mesma utilizada dentro dos consultórios odontológicos. Porém, o gel tem menor concentração do peróxido de hidrogênio, já que é aplicado constantemente e sem laser. O tratamento diário costuma durar duas semanas.

Durabilidade

Embora no consultório o clareamento a laser seja mais rápido, a duração dos resultados costuma ser menor. Isso porque, devido à rapidez, a ação do gel é também mais superficial.

O clareamento caseiro com moldeiras dura mais pois, além de ser administrado por um tempo maior, o gel clareador se encarrega de realizar uma pequena limpeza nos dentes.

Está precisando de uma avaliação?

Entre em contato com a Ville Saúde Odontologia Especializada e marque uma consulta. Vamos cuidar da melhor maneira possível de você e da sua boca.

A manutenção certamente será necessária independente do método adotado. Cuidados com a alimentação, evitando alguns alimentos que mancham os dentes, são fundamentais durante o tratamento e por pelo menos três meses depois. Alimentos com corantes, café, vinho tinto, frutas vermelhas e chocolates são alguns dos vilões do sorriso branco e devem ser consumidos com moderação na ocasião.

A durabilidade do tratamento, independente se foi no consultório ou caseiro, também é estreitamente relacionado aos cuidados do paciente com a sua arcada dentária. Vale a recomendação de manter a escovação em dia, com uso de fio dental e enxaguante.

Qual dos tratamentos deixa mais branco?

É comum que os pacientes tenham expectativas diferentes em relação aos resultados do clareamento. Enquanto alguns manifestam interesse em clarear o máximo possível, outros costumam pedir um sorriso branco natural.

Por esse motivo é tão importante esclarecer ao paciente que o clareamento apenas devolve aos dentes a coloração branca que já era característica natural. Por isso, pessoas com dentes naturalmente mais pigmentados podem ter resultados mais suaves.

Existe contra-indicação?

Ambos os métodos são eficientes. Apenas em casos de sensibilidade o clareamento a laser é mais indicado que o clareamento com moldeiras.

Caso o paciente não possa realizar o clareamento a laser ou usando moldeiras, ele pode recorrer às alternativas de usar coroas ou facetas. Em alguns casos, são utilizados para complementar o clareamento com gel. Porém, costumam ser mais caros.

Independente do caso ou método, é importante que o clareamento seja aplicado conforme orientação e supervisão de um dentista. Se você está insatisfeito com o seu sorriso, venha para a Ville Saúde. Marque uma avaliação pelo telefone (47) 3264-7363. Vamos avaliar a sua situação e indicar o melhor método de clareamento dentário.