Nasceu o primeiro dente do seu filho. E agora? O que fazer? Esse momento é um marco para os pequenos. Embora durante os primeiros meses de vida da criança, já é necessário o hábito de limpar as gengivas, com os primeiros dentinhos vêm novas responsabilidades para os pais em relação com a saúde bucal do filhos. Mesmo que eles ainda não sejam permanentes, é importante mantê-los sempre limpos.

Escovações adequadas, higienização de toda a boca e cuidados com a alimentação são algumas das principais ações que devem ser feitas pelos pais ou responsáveis. Essas ações, quando feitas da forma correta, pode evitar os dois principais problemas da infância: a cárie e a erosão. A erosão é o problema mais grave. É a corrosão do esmalte que reveste o dente, interferindo até no seu desenvolvimento.

A cárie é causada por bactérias que vivem na nossa boca e que se aproveitam do alimento que ingerimos para produzir a placa, causando lesões nos dentes. Ela é um dos problemas mais comuns nas bocas das crianças. A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, divulgada em 2012, indicou que 53,4% das crianças até cinco anos possuíam cárie em pelo menos um dente.

Se você quer evitar esses tipos de problemas e garantir o desenvolvimento saudável dos dentes das suas crianças, confira algumas dicas que estimulam hábitos de higiene nos pequenos:

 

Seja o exemplo dos seus filhos

Seu filho está precisando de uma avaliação?

Entre em contato com a Ville Saúde Odontologia Especializada e marque uma consulta. Fique tranquilo, vamos cuidar da melhor maneira possível da saúde bucal do seu filho.

Durante a infância, as crianças aprendem e assimilam novos conceitos e, na maioria das vezes, isso acontece repetindo o comportamento dos adultos. Elas costumam fazer as mesmas coisas que seus pais. Por isso, é essencial que todos em casa tenham hábitos saudáveis para a higiene bucal e sirvam de exemplo para os mais novos. Escove o dente ao lado do seu filho, mostre como você faz e tenha isso como um hábito. Essa prática reforça a importância da escovação e serve para que o seu filho também tire dúvidas e veja o modo correto de higienizar a boca. Além disso, essa é uma forma de criar laços afetivos entre pais e filhos e ajuda a tornar as idas ao dentista mais fáceis.

Cuide da alimentação

A higiene da boca é um dos fatores, mas a saúde bucal não depende só disso. Na realidade, o trabalho de prevenção começa com o tipo de alimento que a criança ingere. Produtos industrializados ou ricos em açúcar e amido são a principal fonte para o surgimento de problemas dentais nas crianças. Procure sempre oferecer um cardápio livre desses alimentos e com opções mais saudáveis, como frutas e carnes – que também auxiliam no fortalecimento dos dentes e permitem que os dentes de leite caiam no momento adequado.

Dentista amigo

É importante mostrar para as crianças que o dentista não é um inimigo, e sim um amigo muito especial. Muitos adultos acabam associando a imagem desse profissional a dor e sofrimento e passam isso para as crianças, que criam medo das consultas odontológicas. É recomendável marcar uma consulta já quando surgir o primeiro dentinho, para que o dentista possa avaliar a saúde bucal e passar mais informações para garantir o desenvolvimento saudável dos dentes de leite. Após essa primeira consulta, o ideal é fazer uma visita a cada seis meses – igual ao adulto. Para acabar com a imagem ruim do dentista, é legal marcar uma consulta conjunta entre pais e filhos.

Com essas dicas, você estará garantindo um desenvolvimento de hábitos saudáveis ao seu filho. Porém, só um profissional especializado pode indicar os melhores produtos e garantir pleno desenvolvimento. A Ville Saúde Odontologia Especializada conta com profissionais qualificados e especializados para você e seu filho. Entre em contato e marque uma avaliação: (47) 3264-7363. Daremos todas as orientações para você conduzir o seu filho, de forma saudável, ao sorriso perfeito.